Saiba como o telemarketing pode te ajudar a vender mais

Telemarketing é o termo atribuído para as práticas de promoção de venda ou serviços realizados por meio do telefone, hoje em dia ampliaram a sua utilização para serviços de atendimento ao cliente, SAC e suporte aos consumidores. Antigamente esses serviços eram feitos exclusivamente por empresas especializadas nos famosos call centers, hoje com o surgimento de vários sistemas de gestão as empresas internalizaram essas operações, assim fica mais fácil o controle e você consegue personalizar os atendimentos para o seu negócio.

O telemarketing ficou mal visto pelos consumidores por conta das ligações excessivas e as vezes fora de horário, porém com um bom controle você consegue sim gerar novos negócios para a sua empresa sem incomodar o seu cliente. Mesmo nessa onda de marketing digital, ainda existem muitos consumidores que preferem um contato pessoal para que se sinta mais seguro no momento da compra, e falar diretamente com outra pessoa pode decidir se o cliente irá finalizar a compra ou não.

Sendo assim como o telemarketing pode te ajudar no relacionamento e na geração de novos negócios?

Use o telemarketing para impulsionar promoções, aquela pessoa que já é seu cliente gosta de ser lembrada e avisada pessoalmente, e por já fazer parte da sua carteira há uma grande chance de realizar uma compra de uma promoção seja queima de estoque ou promoções especiais em determinadas épocas do ano, nesse caso o telemarketing pode ser melhor que um e-mail marketing por exemplo, porque o contato telefônico cria uma conexão entre a empresa e o consumidor.

Realize pesquisa através do telemarketing, mas não faça um contato frio cheio de perguntas como se fosse um formulário, aproveite esse contato para criar uma conexão com o seu cliente, questione se ocorreu tudo bem na entrega, o que ele está achando do produto, se tem alguma sugestão, demonstre que se importa com ele e assim você ainda terá um termômetro para saber como está sua empresa aos olhos do consumidor.

Aproveite para fazer um cross selling, aproveitando o contato pós-venda você ainda pode tentar vender para o seu cliente produtos que vão complementar o que ele já comprou, aumentando assim o seu ticket médio, isso é muito comum nos e-commerce onde os sites colocam outros produtos complementares com a mensagem “você também vai gostar de” ou “pessoas que compraram esse produto também levaram”.

Qualifique seus leads através do telemarketing, antes de dedicar esforços para tentar captar um cliente, um simples contato telefônico pode te mostrar se vale a pena investir naquela negociação ou se você ainda precisa trabalhar mais o seu cliente, fica muito mais fácil vender para alguém que já conhece sua empresa, então aproveite para solicitar a permissão para o envio de informações sobre sua empresa para que assim fique mais fácil para o vendedor fechar a venda posteriormente.

Amplie sua região de atuação, se você possui vendedores somente na sua cidade, mas existe a possibilidade de envio da sua mercadoria para outras regiões, o telemarketing é uma ótima ferramenta para vender para outros lugares sem a necessidade de deslocar um vendedor até o local, seja outras cidades, estados ou até mesmo bairros da sua cidade que você ainda não possui vendedores.

Espero que com essas dicas você veja o telemarketing com outros olhos e que agora ele possa te ajudar a aumentar suas vendas. No sistema da Explend temos um módulo específico de telemarketing para te ajudar na gestão dos contatos e agendamentos, registrando os históricos para análises futuras e muito mais.

E se você ainda não conhece o sistema de gestão da Explend vou deixar o link aqui embaixo para você conferir com o que mais podemos te ajudar.

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