Você, empreendedor, é aquela pessoa que não se contenta em ficar parado, sempre quer ir além, conquistar novos horizontes e ver sua empresa crescer mais a cada dia?
Para pessoas deste perfil o melhor indicador é o sucesso em vendas.

Normalmente empresas que vendem bem são exemplos de bons resultados, lucrativas e têm um crescimento exponencial ano a ano.
Mas qual é o diferencial de empresas que vendem mais para empresas que não vendem tão bem? Seria o valor da mercadoria? O poder de compra? A qualidade? Localização?
Hoje com a globalização e a tecnologia é possível ter acesso aos mesmos fornecedores que as grandes empresas possuem, adquirir produtos de ótima qualidade.
Através da internet e possível fazer vendas para qualquer lugar do mundo sem necessidade de uma loja física ou seja a barreira da localização já foi quebrada a vários anos.

Se esses fatores não são o motivo do sucesso onde está o diferencial?

Empresas com sucesso em vendas possuem indicadores de performance que auxiliam a compreender os resultados positivos e quais pontos precisam ser melhorados.

Conhecer seu público é o primeiro passo para se ter sucesso em vendas, onde meu cliente está localizado, qual o ticket médio desse cliente, que tipo de produto ele mais procura, quais são suas necessidades…

São informações básicas que você precisa ter para ofertar melhor seu produto ou serviço.

Um segundo passo importante é acompanhar se o seu produto está sendo vendido de forma competitiva, as vezes é melhor ofertar descontos agressivos para compra a vista do que pagar altas taxas para parcelamento no cartão de crédito. Ferramentas como a D.R.E (Demonstrativo de Resultados), Giro de produtos e Lucratividade são extremamente importantes na hora de formar seu preço de vendas e compreender quais produtos o seu público tem maior preferência e qual a melhor forma de negociar esses produtos.

Porém, nada disso faz sentido se o seu cliente não estiver sendo bem atendido, estou certo?

A agilidade no atendimento também é fundamental, afinal nenhum de nós gosta da experiência de chegar em um estabelecimento para adquirir um produto ou serviço e passar por etapas burocráticas de venda.

É por isso que o ERP é tão importante para essas organizações, através dele o gestor tem os dados de suas vendas convertidos em informações fundamentais para tomada de decisão, além de acompanhar em tempo real a lucratividade, definir regras de desconto e comissionamento, acompanhar ticket médio, analisar a curva ABC de produtos a fim de compreender quais produtos tem mais ou menos saída e principalmente proporcionar conforto para o cliente na hora de comprar.

O ERP da Explend presa por todos esses fatores citados acima.

Visibilidade fácil e configurações simples, o gestor consegue em pouco tempo acompanhar a performance de seus vendedores, lucratividade da empresa, gerenciar o estoque, e evitar quebras que afetam diretamente o atendimento ao cliente, garantindo agilidade no processo de vendas sem burocracia e com funções rápidas e fáceis de serem compreendidas pelos vendedores.

Viu como não é nenhum bicho de 7 cabeças atingir grandes resultados em vendas?

Agora que falamos de algumas dificuldades que podem ser suas e eu te mostrei como solucionar não perca mais tempo e deixe nosso ERP trabalhar por você.

São muitos os dados que um empresário deve analisar diariamente para uma melhor gestão da sua empresa e para tomar decisões inteligentes, porém, algumas são mais relevantes por serem estratégicas, analise de Pareto, 80/20 ou curva A.B.C são algumas delas.

A curva A.B.C também chamada de analise de Pareto ou regra 80/20 é uma metodologia de classificação de produtos e tem como objetivo básico classificar os produtos em mais ou menos importantes para uma determinada empresa, seguindo o conceito 80/20 de Pareto que diz que 80% dos resultados são representados por 20% dos fatores.

No caso da curva A.B.C pode-se de dizer que 80% das vendas são representadas por 20% dos produtos.

Essa analise pode ser feita de diversas formas e alguns exemplos são:

  • Curva A.B.C por quantidade de produtos
  • Por valor de venda
  • Por marca de produtos
  • Por grupo de produtos

O conceito 80/20 também pode ser usado para diversas categorizações como:

  • Melhores clientes
  • Resultados de vendedores
  • Analise de problemas

Mas isso é assunto para um outro conteúdo.

Voltando a analise da curva A.B.C para produtos, a sua composição é formada da seguinte forma:

Curva A: Correspondem a 20% do total dos produtos, são considerados os mais importantes e representam 65% do total de vendas.

Curva B: Correspondem a 30% do total dos produtos, são considerados produtos intermediários, ou seja, aqueles que tem uma relevância no estoque por girar com frequência e garantir boa parte do faturamento.  Na maioria das vezes são produtos complementares aos produtos A.  Representam 25% do total de vendas.

Curva C: Correspondem a 50% do total dos produtos, são considerados de menor importância e em alguns casos podem ser até descartados no MIX de produtos de uma empresa, porem é preciso certo cuidado ao fazer essa analise de descarte. Podemos citar como exemplo as lojas de material de construção que tem o cimento como produto de curva C no quesito de lucratividade, porém,  é um produto de extrema importância para compor o mix de uma venda. Sendo assim muito cuidado ao excluir produtos de curva C.

Desta forma a analise da curva A.B.C é indicada para quem desejar conhecer bem os seus produtos a fim de definir estratégias de venda bem elaboradas como por exemplo o posicionamento dos produtos na gôndola, promoções e ações de marketing em redes sociais e muitas outras.

Ainda não conhece o sistema de gestão da Explend? Confira nosso site e veja como podemos te ajudar na gestão do seu negócio!
Link -> https://materiais.explend.com.br/sistema-de-gestao-empresarial

Sua imobiliária cresceu e você deseja sair na frente de seus concorrentes? Então, você encontrou o texto certo! Entender os princípios de uma boa Gestão Patrimonial Imobiliária, pode parecer uma tarefa difícil. Porém, mais importante que isso, são os excelentes resultados que ela traz para seu negócio. Chegou a hora de assumir o controle e aprender a gerenciar sua carteira de imóveis.

Primeiramente você precisa entender como funciona a Gestão Patrimonial Imobiliária. De forma simples, podemos dizer que ela está ligada aos imóveis que sua empresa tem disponíveis para venda e/ou locação. O objetivo é alcançar melhor rentabilidade e depreciação mínima física e funcional do imóvel.

Mas, como transformar este processo em uma boa gestão patrimonial?

1. Antes de tudo PLANEJAMENTO!

Elaborar o planejamento adequado, garante a você a certeza de que, o que está fazendo irá minimizar os riscos e ameaças.

2. Controle as informações referentes a sua carteira de imóveis.

Você sabia que a distinção dos imóveis influência nas questões tributária e até mesmo na depreciação? O que interfere diretamente em seus lucros ou prejuízos. Os imóveis estão divididos nas seguintes categorias:

– Imóveis com características industriais;
– Imóveis com características comerciais;
– Imóveis com características residenciais.

3. Fique atento a vida útil dos seus ativos

Verifique a localização e a valorização nas mediações. Certifique-se que de eles tem condições de gerar as receitas esperadas.

4. Realize as manutenções periódicas.

Não esqueça de realizar as manutenções: preventivas, preditivas e corretivas nos imóveis do seu negócio.

5. Certifique-se de que as documentações estão em dia.

A imobiliária deve cuidar das partes fiscais, tributárias e até mesmo jurídicas cabíveis.
Diferente de outros negócios onde a gestão patrimonial está relacionada aos imóveis e bem próprios da empresa. Aqui, ela se refere aos imóveis que sua imobiliária disponibiliza no mercado. Por isso, é necessário conhecer a fundo todos os itens que estão sob sua responsabilidade. Assim, será possível avaliar a necessidade de investimentos e seu potencial de valorização. Para tornar esta gestão ainda mais fácil, você pode diversificar sua faixa de produtos ou trabalhar de modo específico para uma determinada faixa de clientes. Verifique qual forma se encaixa melhor ao seu negócio.

Para você que se interessou por Gestão Patrimonial, talvez esses materiais sejam também muito interessantes:

– 5 Dicas para aumentar a renda da sua imobiliária.
– Como captar mais imóveis?

Se você já possui uma imobiliária ou está pretendendo abrir uma, leia esse texto até o final. Pois aqui você encontrará dicas preciosas para organizar sua instituição e deixar o seu negócio com uma melhor logística.

O setor imobiliário brasileiro possui grande variedade, e claro, o que não falta são imóveis para serem vendidos ou alugados e pessoas querendo comprar ou alugar. Mas existem estratégias eficazes para gerenciar com eficiência.

Separamos 5 dicas para você NÃO ERRAR na gestão da sua imobiliária.

1 – Estrutura de Pessoas;

Como assim estruturar pessoas?
Sim, é exatamente isso.
A alma da empresa são os corretores, e os clientes são a base de sustentação.
Quando você despreza sua sustentação, não a valorizando e sem dar a devida atenção a casa cai. Então para os clientes, seja criativo, crie formas de mantê-los sempre por perto. Seja atencioso e gentil, isso não apenas fidelizará o seu cliente, mas ele também se sentirá respeitado e com isso vem a confiança em indicar os seus serviços para outras pessoas.
Com os corretores, algo parecido acontece, pois é com o atendimento deles que os seus clientes levarão a imagem da sua empresa. Então liste e apresente a eles os princípios de sua imobiliária, mostre o porquê ela foi criada, e crie oportunidades para que eles possam se desenvolver dentro da empresa. Satisfação pessoal move as pessoas e faz milagres dentro de uma empresa.

2 – Faça a captação de mais imóveis;

Seja inteligente e gentil, busque imóveis em sua região de atuação e principalmente crie contatos. Um bom Networking e a sua popularidade te ajudará bastante na captação e na confiança do proprietário em deixar o imóvel com você. Vale ressaltar que o proprietário também é seu cliente. Então, crie vínculos com ele, entenda o que ele precisa e seja proativo em procurar o locador ou o comprador para aquele imóvel. Competência e confiança quando andam juntas são o segredo para o sucesso. Se este está sendo o seu limitador confira o texto “Como captar mais imóveis?” e coloque em prática alguns itens básicos que podem ampliar em até 80% a sua captação de imóveis.

3 – Tenha um bom controle da gestão patrimonial.

Conte sempre com uma equipe para te ajudar com:
– Assessoria Jurídica;
– Controle de encargos, recebimentos, contratação e renovação de seguros para os imóveis;
– Demonstrativo de contas;
– Vistoriamento periódico com laudos e fotos do imóvel.
– Administração do imóvel no período que esteja vago e no período que esteja ocupado, intermediando sempre que necessário os serviços de manutenção e reformas do imóvel.
Aqui falamos um pouco de: Faça uma boa gestão patrimonial em sua imobiliária.

4 – Mantenha um bom portfólio/reputação e crie oportunidades.

Limitar o seu cliente a atendimentos medianos, é uma estratégia que visa uma economia de tempo, mas que possivelmente te levará a uma situação ruim ou até mesmo a falência.
Cliente merece respeito e atenção, e com essa experiência positiva que você gerou neles, a sua empresa criará um portfólio e uma reputação e isso não se compra em lugar algum, somente se colhe.
Grandes empresas, não somente imobiliárias, crescem principalmente a partir de sua reputação no mercado e cultivam isso diariamente entre seus colaboradores.

5 – Fique atento a gestão financeira

Tenha controle.
Em qualquer negócio o controle é fundamental para o giro dentro da empresa e manter as contas controladas deve ser uma regra que jamais pode ser quebrada. Para isso, utilize planilhas de gastos, separe as contas de clientes e gerencie com mais dinâmica. Para isso invista em um Software de Gestão Imobiliária eficaz e com fácil entendimento. Uma boa dica é contratar softwares que possui assistência ao cliente mais proativa e dinâmica fazendo você perder menos tempo “quebrando a cabeça” e tendo um auxilio mais profissional para gerenciar sua imobiliária. Faça um teste com o Software GI da Explend. Fale com um consultor e agende uma apresentação.
Para você que se interessou por Gestão imobiliária, talvez esses materiais sejam também muito interessantes:

– Como captar mais imóveis?
– Como fazer uma boa Gestão Patrimonial Imobiliária

Ser corretor de imóveis é uma profissão que possui desafios diários, mas o que não pode se perder nunca é o foco.

Quando se trata de captação de imóveis, se podemos te dar uma boa dica é: ESTUDE.
Mas estudar o quê?
Essa é a grande sacada que vamos te oferecer agora! Não precisa de muita coisa, apenas muito empenho e claro força de vontade.

Estude a região.

Faça visitas frequentes a região que deseja fazer a captação de imóveis. Seja para captar imóveis para aluguel ou captar imóveis para venda a receita é a mesma. Conheça o local, viste estabelecimentos, consulte alguns moradores da região e questione sobre o local. Entenda suas peculiaridades e tudo que este local irá oferecer para o seu novo morador (o seu cliente).
São esses conhecimentos que irá utilizar para ofertar esse produto ao seu cliente, e também o que ajudará a você a saber avaliar um imóvel daquela região.

Estude valores

Saiba fazer uma boa avaliação de imóveis. Para sempre ficar bem informado esteja atento ao que está sendo oferecido na região, e claro preste atenção aos detalhes do imóvel como quantidade de cômodos, metragem do terreno, área construída, localização, segurança, acabamentos e construção entre outros detalhes.

Estude comportamento e estratégias

Se comunicar bem, abre portas. E no caso do Corretor, as portas abrem literalmente. Portanto faça testes e fique atento aos resultados e as respostas de seus contatos. Como? Visite a vizinhança que está pretendendo captar imóveis, converse com porteiros e moradores e teste algumas abordagens diferentes para identificar como você se sai melhor na primeira impressão. Para isso você pode testar:
– Ir direto ao assunto, questionando se existem imóveis para serem vendidos ou alugados na região;
– Ser flexível, se apresentando e questionando sobre os imóveis da região;
– Ser arrojado, tendo em mente um possível cliente ir em busca do imóvel ideal mesmo sem tê-lo em seu cadastro;
– Ser pretensioso; oferecendo os seus serviços na região e captando contatos para que você possa aos poucos ir “nutrindo” e conseguindo indicações.
Lembre-se da boa aparência. Uma aparência mais leve e bem cuidada sempre irá atrair mais credibilidade e confiança em uma primeira impressão.

Estude Ferramentas

Quem disse que Corretores e Imobiliárias não possuem ferramentas de trabalho? Possuem, sim! E são digitais. Então tenha sempre disponível um software de gestão para sua imobiliária. Lá você consegue gerenciar todos os seus imóveis captados com maior facilidade, além de manter todas as informações coletadas em um só lugar, totalmente seguro e organizado.

Para você que se interessou por Gestão imobiliária, talvez esses materiais sejam também muito interessantes:

– 5 Dicas para aumentar a renda da sua imobiliária.
– Como fazer uma boa Gestão Patrimonial Imobiliária.

Se você é um(a) empresário(a) ou empreendedor(a), e está interessado em descobrir mais sobre o que é a gestão empresarial, PARABÉNS! Você acaba de subir mais um degrau para alcançar a estabilidade de seu negócio.

Primeiro de tudo, a gestão empresarial é um conjunto de ações e estratégias que você pode e deve utilizar em seu negócio, para consequentemente obter uma maior organização de seus processos internos e alcançar melhores resultados. A gestão empresarial não é uma fórmula, mas sim um conjunto de ações para que você possa ter acima de tudo, controle de seus recursos tanto estruturais, financeiros, quanto humano.  

Para um bom início de planejamento de gestão empresarial, você deve ficar atento à 3 fatores iniciais.

– Boa funcionalidade da sua gestão de estoque e produtos.
– Controlar as vendas e metas.
– Conhecer alguns dos principais erros quando se trata de gerenciamento financeiro.

Esses 4 pontos farão você perceber e acompanhar melhor o rendimento, e conhecer o dia a dia de sua empresa.

“Controle seu estoque”

Para você produzir ou comercializar é necessário que tenha conhecimento pleno do que se tem e o que se pode vender. Comprar matérias primas mais caras apenas para produzir o seu produto, porque você não tinha mais no estoque pode ser o começo de um erro mortal. Se você se identificou com esse problema, separamos aqui um artigo que pode te ajudar bastante: Como fazer um bom controle de estoque.

“Concentre-se em suas vendas e principalmente em uma meta”

Se está tudo desorganizado, foque em um dos pontos que está te tirando mais o sono e concentre-se em compreender de onde vem o erro. Os erros sempre vêm de gatilhos. O que está causando o gatilho para que essa situação esteja saindo do controle?

Agora para saber se você realmente está com controle de suas vendas, responda a seguinte pergunta: você sabe dizer agora quanto sua empresa vendeu esse mês?

Se você não respondeu essa pergunta com um SIM, está na hora de repensar. Afinal, se você não tem ideia de quanto está vendendo, como você sabe se as contas serão realmente pagas?

Treinar os funcionários para que eles possam ajudar na análise de vendas é uma ótima opção. Veja aqui algumas técnicas infalíveis de controle de vendas e metas.

“Reserva”

Crie uma reserva financeira para sua empresa. Desde o início da empresa procure economizar e guardar um pouco para eventuais necessidades.

Dica: Concentre-se em todo os meses destinar uma parte do lucro para essa reserva. Pense nela como se fosse um boleto comum e guarde essa quantia. Em caso de necessidade ela evitará que você procure empréstimos a juros altíssimos, colocando sua empresa em risco. Se estiver repleto de dúvidas referentes ao controle financeiro, separamos aqui um conteúdo especial para você, Resolvendo as principais dúvidas de gerenciamento financeiro.

“Contrate um software de gestão”

O Software de gestão é algo inevitável se você estiver em busca de um controle de sua empresa! Com ele, você e sua equipe estarão prontos para captar e tratar todas as informações de cada setor, além de acompanhar o crescimento e desenvolvimento de todas as etapas. Mas escolha bem qual o software vai utilizar! No mercado existem diversos softwares de grande capacidade e que vão reduzir bastante o desgaste de sua empresa, o software da Explend é um dos mais completos e com melhor custo benefício. Vale a pena conhecer.

Para você que se interessou por Gestão Empresarial, talvez esses materiais sejam também muito interessantes:

– Gestão de estoque – Planilha de conferência de estoque.
– Controle de vendas e metas.
– Resolvendo as principais dúvidas de gerenciamento financeiro.