Se você possui ou gerencia uma equipe que trabalha diretamente com vendas, sabe que planejar as metas de sua equipe é algo que sempre cria muitas dúvidas.

Esse texto você pode guardar o link, pois vai te ajudar bastante a fazer planos mais rapidamente e com muito mais qualidade.

Sempre, antes de realizar quaisquer tipos de planos de metas é necessário fazer as seguintes perguntas:

– Qual o próximo objetivo que desejo que a empresa alcance?
– Qual o cenário atual da minha empresa agora?
– Qual o maior desafio que minha equipe enfrentará?
– Quais são as possibilidades que tenho para alcançar esse objetivo?
– Das possibilidades acima, qual a mais fácil para alcançar esse objetivo?
– Como colocarei em prática?

Respondendo essas simples questões você já conseguirá ter uma visão panorâmica do cenário de sua empresa, consequentemente estará mais próximo a construir planos mais eficazes e condizentes a sua realidade.

Para facilitar baixe aqui uma tabela 5W2H para facilitar ainda mais o controle organizacional para você montar o seu plano de ação e identificar os caminhos para você construir a meta ideal para sua empresa.

Como definir metas de vendas para a equipe.

Escolha a meta de sua equipe:

1 – Reduzir despesas?
2 – Crescer as vendas?
3 – Reduzir a inadimplência?

Regra principal da meta – que elas sejam alcançáveis.

“Crie metas justas.”

Lembre-se sempre que a meta é o caminho para o objetivo, se você realmente quer alcançar seu objetivo, metas devem ser divertidas e alcançáveis. Leve em consideração as análises de vendas mensais do seu sistema de caixa e junte com uma meta ousada e motivadora, lembre-se que não é apenas a apenas a sua vontade que vai fazer sua meta ser batida, sua equipe deve ter vontade de bater essa meta.

“Conheça bem o seu objetivo”

Trace um objetivo, e ao criar a meta única, distribua suas partes entre as equipes de forma dividida, igualitária e justa.

“Preste atenção ao seu negócio”

Leve em consideração a Sazonalidade de vendas, a gestão de estoque (saída) e giro de seus produtos podem ditar os períodos de pico de vendas e as baixas, e da mesma forma essas métricas ajudam a você dividir de forma justa as metas.

“Certifique-se de tudo no sistema”

Invista em um Sistema de Fluxo de caixa, ele te auxiliará a ter uma visão mais ampla de seu financeiro e com base nos seus resultados de vendas mensais você conseguirá mapear o comportamento de venda e montar assim o seu planejamento de vendas seguindo a média mensalmente. Sistema GE pode te ajudar muito nessa parte.

DICA EXTRA:

Atente-se aos indicadores de suas vendas.

Não é só com as metas que sua empresa vai crescer. Fique atento aos indicadores para que você não tenha prejuízo mesmo aumentando a produtividade. Fique atento aos seguintes itens:

– Rentabilidade
– Prazo de pagamento muito grande
– Prazo de entrega rápido demais
– Mix de produtos.

Lembre se sempre: O FATURAMENTO é consequência de bons indicadores de vendas.

Para você que se interessou por conteúdos de Gestão, talvez esses materiais sejam também muito interessantes:

– Tabela 5W2H para facilitar ainda mais o controle organizacional para você montar o seu plano de ação
– Resolvendo as principais dúvidas de gerenciamento financeiro.

Colocar em prática o gerenciamento financeiro eficiente é um desafio para grande parte dos empresários de nosso país. Por isso com base em alguns estudos, selecionamos aqui as melhores práticas para você conquistar o controle financeiro de sua empresa.

Aqui listamos alguns fatores em que você precisa estar atento para começar ou se certificar que o seu gerenciamento está indo bem. Segue a lista:

 

“Controle”

Certifique-se que o financeiro esteja sendo controlado por uma equipe, e não apenas uma pessoa. Desta forma você conseguirá uma gestão eficaz, com maior dedicação e claro não esqueça de se certificar que esse profissional seja especialista. Isso é muito importante!

 

“Capital de Giro”

Coloque no papel ou no seu sistema financeiro todos os custos da empresa. Despesas fixas e variáveis, impostos, folhas de pagamento, gastos com fornecedores todas devem estar listadas como débitos, o seu faturamento como crédito. O Capital de giro é o que você retira do seu faturamento para cobrir os gastos da empresa. Ele é extremamente essencial para sua empresa não ficar no vermelho. Lembre-se que esse débito acontece todos os meses, então é o mínimo que deve manter seu caixa.

 

“Fluxo de Caixa”

Controlar e acompanhar o fluxo de caixa garantirá que você possa apurar o que a empresa gerou de lucro e recebeu em um determinado período. Essa é uma situação importantíssima pois você controlará um dos principais indicadores de suas vendas necessário para uma empresa se manter de pé: o fluxo de pagamento. Controlar o Fluxo garantirá a você uma política de cobrança mais eficiente e rentável. Não se esqueça, o lucro não é o que entrou no caixa durante o Mês, mas o que sobrou dele após a quitação das despesas da empresa.

 

“Tenha um Sistema Eficiente”

Utilize planilhas, cadernos de anotações ou sistemas inteligentes para acompanhar o financeiro da empresa mesmo que isso demande mais horas de trabalho. Avaliar os resultados todos os meses fará você acompanhar o crescimento da empresa e a como criar metas em cima de resultados que você já tem em mãos, mas principalmente PROFISSIONALIZE! O sistema GE faz verdadeiros milagres na gestão de uma empresa e pelo que percebemos, fará muita diferença na sua realidade atual, vale a pena conhecer.

 

“Cobre”

Como se diz: “Só se deve quem cobra menos.” Não tenha vergonha de cobrar os devedores. São suas suadas moedas que não estão no seu bolso, e o mais justo é que você seja pago por um serviço que prestou, então o que há de errado em cobrar? Não há nada de errado, só não vale esquecer que a cobrança tem a maneira correta de ser feita. Separamos aqui um pequeno passo a passo para você manter as contas em dia e um rápido tutorial de como cobrar clientes inadimplentes.

 

Finalizando: O Controle financeiro não é um mistério, apenas requer paciência e dedicação para que ele esteja sempre organizado e para que você possa estruturar ele de forma que perceba todos os pontos rentáveis ou não ao seu negócio.

Para você que se interessou por conteúdos de Gestão, talvez esses materiais sejam também muito interessantes:

– Controle de vendas e metas.
– 5 dicas para você parar de errar e aumentar a renda da sua empresa.
Passo a passo para você manter as contas em dia e um rápido tutorial de como cobrar clientes inadimplentes.