São muitos os dados que um empresário deve analisar diariamente para uma melhor gestão da sua empresa e para tomar decisões inteligentes, porém, algumas são mais relevantes por serem estratégicas, analise de Pareto, 80/20 ou curva A.B.C são algumas delas.
A curva A.B.C também chamada de analise de Pareto ou regra 80/20 é uma metodologia de classificação de produtos e tem como objetivo básico classificar os produtos em mais ou menos importantes para uma determinada empresa, seguindo o conceito 80/20 de Pareto que diz que 80% dos resultados são representados por 20% dos fatores.
No caso da curva A.B.C pode-se de dizer que 80% das vendas são representadas por 20% dos produtos.
Essa analise pode ser feita de diversas formas e alguns exemplos são:
- Curva A.B.C por quantidade de produtos
- Por valor de venda
- Por marca de produtos
- Por grupo de produtos
O conceito 80/20 também pode ser usado para diversas categorizações como:
- Melhores clientes
- Resultados de vendedores
- Analise de problemas
Mas isso é assunto para um outro conteúdo.
Voltando a analise da curva A.B.C para produtos, a sua composição é formada da seguinte forma:
Curva A: Correspondem a 20% do total dos produtos, são considerados os mais importantes e representam 65% do total de vendas.
Curva B: Correspondem a 30% do total dos produtos, são considerados produtos intermediários, ou seja, aqueles que tem uma relevância no estoque por girar com frequência e garantir boa parte do faturamento. Na maioria das vezes são produtos complementares aos produtos A. Representam 25% do total de vendas.
Curva C: Correspondem a 50% do total dos produtos, são considerados de menor importância e em alguns casos podem ser até descartados no MIX de produtos de uma empresa, porem é preciso certo cuidado ao fazer essa analise de descarte. Podemos citar como exemplo as lojas de material de construção que tem o cimento como produto de curva C no quesito de lucratividade, porém, é um produto de extrema importância para compor o mix de uma venda. Sendo assim muito cuidado ao excluir produtos de curva C.
Desta forma a analise da curva A.B.C é indicada para quem desejar conhecer bem os seus produtos a fim de definir estratégias de venda bem elaboradas como por exemplo o posicionamento dos produtos na gôndola, promoções e ações de marketing em redes sociais e muitas outras.
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