Controle de vendas e metas

Se você possui ou gerencia uma equipe que trabalha diretamente com vendas, sabe que planejar as metas de sua equipe é algo que sempre cria muitas dúvidas.

Esse texto você pode guardar o link, pois vai te ajudar bastante a fazer planos mais rapidamente e com muito mais qualidade.

Sempre, antes de realizar quaisquer tipos de planos de metas é necessário fazer as seguintes perguntas:

– Qual o próximo objetivo que desejo que a empresa alcance?
– Qual o cenário atual da minha empresa agora?
– Qual o maior desafio que minha equipe enfrentará?
– Quais são as possibilidades que tenho para alcançar esse objetivo?
– Das possibilidades acima, qual a mais fácil para alcançar esse objetivo?
– Como colocarei em prática?

Respondendo essas simples questões você já conseguirá ter uma visão panorâmica do cenário de sua empresa, consequentemente estará mais próximo a construir planos mais eficazes e condizentes a sua realidade.

Para facilitar baixe aqui uma tabela 5W2H para facilitar ainda mais o controle organizacional para você montar o seu plano de ação e identificar os caminhos para você construir a meta ideal para sua empresa.

Como definir metas de vendas para a equipe.

Escolha a meta de sua equipe:

1 – Reduzir despesas?
2 – Crescer as vendas?
3 – Reduzir a inadimplência?

Regra principal da meta – que elas sejam alcançáveis.

“Crie metas justas.”

Lembre-se sempre que a meta é o caminho para o objetivo, se você realmente quer alcançar seu objetivo, metas devem ser divertidas e alcançáveis. Leve em consideração as análises de vendas mensais do seu sistema de caixa e junte com uma meta ousada e motivadora, lembre-se que não é apenas a apenas a sua vontade que vai fazer sua meta ser batida, sua equipe deve ter vontade de bater essa meta.

“Conheça bem o seu objetivo”

Trace um objetivo, e ao criar a meta única, distribua suas partes entre as equipes de forma dividida, igualitária e justa.

“Preste atenção ao seu negócio”

Leve em consideração a Sazonalidade de vendas, a gestão de estoque (saída) e giro de seus produtos podem ditar os períodos de pico de vendas e as baixas, e da mesma forma essas métricas ajudam a você dividir de forma justa as metas.

“Certifique-se de tudo no sistema”

Invista em um Sistema de Fluxo de caixa, ele te auxiliará a ter uma visão mais ampla de seu financeiro e com base nos seus resultados de vendas mensais você conseguirá mapear o comportamento de venda e montar assim o seu planejamento de vendas seguindo a média mensalmente. Sistema GE pode te ajudar muito nessa parte.

DICA EXTRA:

Atente-se aos indicadores de suas vendas.

Não é só com as metas que sua empresa vai crescer. Fique atento aos indicadores para que você não tenha prejuízo mesmo aumentando a produtividade. Fique atento aos seguintes itens:

– Rentabilidade
– Prazo de pagamento muito grande
– Prazo de entrega rápido demais
– Mix de produtos.

Lembre se sempre: O FATURAMENTO é consequência de bons indicadores de vendas.

Para você que se interessou por conteúdos de Gestão, talvez esses materiais sejam também muito interessantes:

– Tabela 5W2H para facilitar ainda mais o controle organizacional para você montar o seu plano de ação
– Resolvendo as principais dúvidas de gerenciamento financeiro.

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