Como fazer uma boa gestão patrimonial imobiliária?

Sua imobiliária cresceu e você deseja sair na frente de seus concorrentes? Então, você encontrou o texto certo! Entender os princípios de uma boa Gestão Patrimonial Imobiliária, pode parecer uma tarefa difícil. Porém, mais importante que isso, são os excelentes resultados que ela traz para seu negócio. Chegou a hora de assumir o controle e aprender a gerenciar sua carteira de imóveis.

Primeiramente você precisa entender como funciona a Gestão Patrimonial Imobiliária. De forma simples, podemos dizer que ela está ligada aos imóveis que sua empresa tem disponíveis para venda e/ou locação. O objetivo é alcançar melhor rentabilidade e depreciação mínima física e funcional do imóvel.

Mas, como transformar este processo em uma boa gestão patrimonial?

1. Antes de tudo PLANEJAMENTO!

Elaborar o planejamento adequado, garante a você a certeza de que, o que está fazendo irá minimizar os riscos e ameaças.

2. Controle as informações referentes a sua carteira de imóveis.

Você sabia que a distinção dos imóveis influência nas questões tributária e até mesmo na depreciação? O que interfere diretamente em seus lucros ou prejuízos. Os imóveis estão divididos nas seguintes categorias:

– Imóveis com características industriais;
– Imóveis com características comerciais;
– Imóveis com características residenciais.

3. Fique atento a vida útil dos seus ativos

Verifique a localização e a valorização nas mediações. Certifique-se que de eles tem condições de gerar as receitas esperadas.

4. Realize as manutenções periódicas.

Não esqueça de realizar as manutenções: preventivas, preditivas e corretivas nos imóveis do seu negócio.

5. Certifique-se de que as documentações estão em dia.

A imobiliária deve cuidar das partes fiscais, tributárias e até mesmo jurídicas cabíveis.
Diferente de outros negócios onde a gestão patrimonial está relacionada aos imóveis e bem próprios da empresa. Aqui, ela se refere aos imóveis que sua imobiliária disponibiliza no mercado. Por isso, é necessário conhecer a fundo todos os itens que estão sob sua responsabilidade. Assim, será possível avaliar a necessidade de investimentos e seu potencial de valorização. Para tornar esta gestão ainda mais fácil, você pode diversificar sua faixa de produtos ou trabalhar de modo específico para uma determinada faixa de clientes. Verifique qual forma se encaixa melhor ao seu negócio.

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