Como diminuir o furo no estoque

Você é daqueles que fazem inventário semanalmente para que seu estoque esteja de acordo com o seu controle? Não é nenhuma novidade que conciliar o controle com o estoque real é o sonho de todo gestor, e por mais que você conte todo o seu estoque diariamente, só estará atualizando o seu controle, não evitando realmente o que está fazendo o seu estoque furar, para te ajudar vou te dar algumas dicas para que você possa diminuir esses furos no estoque.

Comece pela estrutura física do seu estoque, um estoque bem organizado facilita o controle e a gestão, e por mais raro que seja ainda acontece vários furtos internos de mercadoria, a contagem periódica do estoque não é uma prática ruim, porém precisa estar aliada com outras práticas para ser eficiente, uma contagem pode te mostrar caso tenha acontecido algum furto, e ter um responsável para essa atividade é o ideal, esse mesmo responsável certificará que as entradas das compras foram feitas da maneira correta, o que é um erro comum, de não conferir as mercadorias  recebidas com a nota de compra.

Mantenha uma quantidade enxuta de cada produto em estoque, não realize compra de mercadorias para deixa-las paradas por falta de giro fazendo o seu estoque ficar enorme. Antes de comprar análise o histórico de vendas daquele produto e tente manter um estoque mínimo, cada produto tem a sua particularidade então análise com cuidado, nesse > link < falamos um pouco sobre projeção de compras.

Utilize endereçamento nas prateleiras e etiquetas nos produtos, além do seu estoquista ganhar agilidade, você diminui a chance de entregar um produto errado para o seu cliente, o que é um dos maiores motivos de furos no estoque, vender um produto e entregar outro. Com o endereçamento e a identificação no produto através de uma etiqueta facilita para o estoquista encontrar o produto certo e rápido.

Confira os produtos antes de entregar para o cliente, aproveitando as etiquetas no produto você pode utilizar um leitor de código de barras para realizar uma conferência antes de entregar para o cliente. Alguns produtos podem ter uma aparência parecida com outro modelo, causando confusão na hora de separar, porém com a ajuda de um leitor de código de barras você evita que isso aconteça.

Registre todas as entradas e saídas que acontecerem no seu estoque, um erro muito comum é não lançar as devoluções tanto de compra quanto de venda, toda movimentação do seu estoque deve ser registrada, uma que não for feita já vai furar o seu estoque.

Um sistema de gestão é imprescindível para ter um controle de estoque assertivo, com um sistema de gestão você pode automatizar todos esses processos que te mostrei nesse post, te trazendo mais confiança e agilidade no seu processo. Além de trazer vários relatórios para te ajudar nas tomadas de decisões.

Bom, espero tê-lo ajudado com essas dicas e caso ainda não conheça o sistema de gestão da Explend vou deixar o link aqui embaixo para você conferir com o que mais podemos te ajudar.

Site -> https://tinyurl.com/ErpExplend
Whatsapp -> (34) 98833-9702
Ou ligue: (34) 3293-0101 / 0800 940 8900
Caso preferir pode mandar um email para andersonjunior@explend.com.br
Siga nossa página no Facebook -> https://www.facebook.com/ExplendSolucoes/

Perdeu nossa última dica?
Confira aqui: Controle etapa por etapa da venda com o Workflow