A importância de indicadores de performance

Você, empreendedor, é aquela pessoa que não se contenta em ficar parado, sempre quer ir além, conquistar novos horizontes e ver sua empresa crescer mais a cada dia?
Para pessoas deste perfil o melhor indicador é o sucesso em vendas.

Normalmente empresas que vendem bem são exemplos de bons resultados, lucrativas e têm um crescimento exponencial ano a ano.
Mas qual é o diferencial de empresas que vendem mais para empresas que não vendem tão bem? Seria o valor da mercadoria? O poder de compra? A qualidade? Localização?
Hoje com a globalização e a tecnologia é possível ter acesso aos mesmos fornecedores que as grandes empresas possuem, adquirir produtos de ótima qualidade.
Através da internet e possível fazer vendas para qualquer lugar do mundo sem necessidade de uma loja física ou seja a barreira da localização já foi quebrada a vários anos.

Se esses fatores não são o motivo do sucesso onde está o diferencial?

Empresas com sucesso em vendas possuem indicadores de performance que auxiliam a compreender os resultados positivos e quais pontos precisam ser melhorados.

Conhecer seu público é o primeiro passo para se ter sucesso em vendas, onde meu cliente está localizado, qual o ticket médio desse cliente, que tipo de produto ele mais procura, quais são suas necessidades…

São informações básicas que você precisa ter para ofertar melhor seu produto ou serviço.

Um segundo passo importante é acompanhar se o seu produto está sendo vendido de forma competitiva, as vezes é melhor ofertar descontos agressivos para compra a vista do que pagar altas taxas para parcelamento no cartão de crédito. Ferramentas como a D.R.E (Demonstrativo de Resultados), Giro de produtos e Lucratividade são extremamente importantes na hora de formar seu preço de vendas e compreender quais produtos o seu público tem maior preferência e qual a melhor forma de negociar esses produtos.

Porém, nada disso faz sentido se o seu cliente não estiver sendo bem atendido, estou certo?

A agilidade no atendimento também é fundamental, afinal nenhum de nós gosta da experiência de chegar em um estabelecimento para adquirir um produto ou serviço e passar por etapas burocráticas de venda.

É por isso que o ERP é tão importante para essas organizações, através dele o gestor tem os dados de suas vendas convertidos em informações fundamentais para tomada de decisão, além de acompanhar em tempo real a lucratividade, definir regras de desconto e comissionamento, acompanhar ticket médio, analisar a curva ABC de produtos a fim de compreender quais produtos tem mais ou menos saída e principalmente proporcionar conforto para o cliente na hora de comprar.

O ERP da Explend presa por todos esses fatores citados acima.

Visibilidade fácil e configurações simples, o gestor consegue em pouco tempo acompanhar a performance de seus vendedores, lucratividade da empresa, gerenciar o estoque, e evitar quebras que afetam diretamente o atendimento ao cliente, garantindo agilidade no processo de vendas sem burocracia e com funções rápidas e fáceis de serem compreendidas pelos vendedores.

Viu como não é nenhum bicho de 7 cabeças atingir grandes resultados em vendas?

Agora que falamos de algumas dificuldades que podem ser suas e eu te mostrei como solucionar não perca mais tempo e deixe nosso ERP trabalhar por você.