O que a sua empresa tem a ver com a obrigatoriedade da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica?

Ultimamente você deve estar sendo “bombardeado” com tantas explicações sobre a NFC-e em Minas Gerais, não é verdade? É muita explicação para um assunto não tão complexo, mas que pode confundir um pouco. Mas essa mudança vai ser muito boa para todas as partes, tanto os lojistas quanto o consumidor final.

 

A melhor forma de explicar é dando um exemplo, então veja só:

Você fez uma venda em seu comércio para o seu cliente, seu consumidor final. Ao receber o pagamento você emite o cupom fiscal para ele. Não é isso? Pois então, esse processo que está em mudança (mudança essa que começou em Minas Gerais no final de 2018 e vai seguir até 2020).

 

Com as alterações, ao invés de emitir e imprimir o cupom fiscal, você vai emitir a NFC-e. E você pode imprimi-la ou não, em uma impressora comum. A outra opção é salvar a nota fiscal do consumidor em PDF e enviar para o e-mail do seu cliente, ou por SMS, ou até mesmo no whatsapp. E agora você deve estar se perguntando: Qual o motivo dessa mudança?

 

O motivo é que o fisco está sempre atualizando a legislação para melhorar o monitoramento das transações comerciais, agilizar e facilitar o acesso às informações tributárias de cada empresa. A NFC-e visa oferecer uma nova alternativa, totalmente eletrônica, para os atuais documentos fiscais em papel utilizados no varejo (cupom fiscal emitido por ECF e nota fiscal modelo 2 de venda ao consumidor), reduzindo assim custos de obrigações acessórias aos contribuintes, ao mesmo tempo que possibilita o aprimoramento do controle fiscal pelas Administrações Tributárias.

 

Quais são as principais vantagens da NFC-e?

Economia
Dispensa do uso do Emissor de Cupom Fiscal e da intervenção técnica.

Permite a utilização de qualquer impressora não fiscal, sem necessidade de autorização pela SEF.

Redução significativa dos gastos com papel.

 

Agilidade
Transmissão em tempo real ou on-line da NFC-e.

Não há necessidade de autorização prévia do equipamento a ser utilizado.

 

Flexibilidade
Flexibilidade de expansão de pontos de vendas nos períodos de alto movimento do comércio, sem necessidade de autorização prévia do Fisco.

 

Inovação
Possibilidade de uso de novas tecnologias de mobilidade (emissão em tablet e smartphones).

Integração de plataformas de vendas físicas e virtuais.

 

Qual será o prazo para sua empresa começar a emitir a NFC-e?

Conforme o perfil de cada estabelecimento, a renda bruta anual, há uma data limite para que ela implemente a NFC-e, em substituição ao cupom fiscal.

 

No dia 1º de novembro deste ano foi publicada a Resolução nº 5.313, que apresenta algumas mudanças nas datas que já estavam estabelecidas pela legislação. Veja:

 

I – 1º de março de 2019, para os contribuintes que se inscreverem no Cadastro de Contribuintes deste Estado a contar da referida data.

II – 1º de abril de 2019, para os contribuintes:

  1. a) enquadrados no código 4731-8/00 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE – (comércio varejista de combustíveis para veículos automotores);
  2. b) cuja receita bruta anual auferida no ano-base 2018 seja superior ao montante de R$100.000.000,00 (cem milhões de reais).

III – 1º de julho de 2019, para os contribuintes cuja receita bruta anual auferida no ano-base 2018 seja superior ao montante de R$15.000.000,00 (quinze milhões de reais), até o limite de R$100.000.000,00 (cem milhões de reais).

IV – 1º de outubro de 2019, para os contribuintes cuja receita bruta anual auferida no ano-base 2018 seja superior ao montante de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais), até o máximo de R$15.000.000,00 (quinze milhões de reais).

Novas datas:

V – 1º de fevereiro de 2020, para os contribuintes cuja receita bruta anual, auferida no ano-base 2018, seja superior ou igual ao montante de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), até o máximo de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais).

VI – 1º de junho de 2020, para os contribuintes cuja receita bruta anual, auferida no ano-base 2018, superior ou igual ao montante de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), até o máximo de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

VII – 1º de setembro de 2020, para os contribuintes cuja receita bruta anual auferida no ano-base 2018, seja superior ou igual ao montante de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), até o limite de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

VIII –  Contribuintes que estiverem enquadrados como microempresa, ou seja, empresas que tenham receita bruta anual igual ou inferior a R$ 120.000,00, ficam dispensados da emissão da NFC-e. Mas, caso a empresa ultrapasse esse valor, a emissão da nota será obrigatória no prazo de 60 dias contados.

 

O que devo fazer para realizar essa mudança na minha empresa?

A Sefaz aumentou o prazo para a implementação, mas não deixe para realizar na última hora. A implantação da NFC-e é um processo minucioso, então comece a transição o mais breve possível.

Essa mudança altera todo o processo da operação de venda e emissão de nota fiscal. Com a NFC-e as operações passam a ser totalmente virtuais, exigindo assim um bom software, que atenda todas as suas necessidades e também um treinamento de toda a equipe que trabalha no setor.

Compreendeu a mudança que tanto é falada ultimamente? Ficou alguma dúvida? Já quer saber como é o passo a passo para realizar essa mudança na sua empresa?

Entre em contato com a Explend. Nós já fizemos essa mudança em diversas empresas, e temos o conhecimento necessário para te ajudar nessa mudança da forma mais prática possível.

É só clicar aqui que um de nossos consultores entrará em contato para dar todas as explicações e instruções sem compromisso.

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A hora da cobrança é um momento muito delicado, difícil de ser feito as vezes, porém é uma prática necessária. Inadimplência pode trazer vários problemas no caixa de uma empresa, por isso hoje vamos trazer algumas dicas para te ajudar a realizar uma cobrança de maneira amigável e responsável.

Antes de saber o que devemos fazer, primeiro precisamos saber o que não podemos fazer, e para isso temos que ter conhecimento sobre a lei Nº 8.078 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), o não cumprimento dessa lei pode acarretar em medidas administrativas e até penais.

No que se refere à cobrança, o CDC diz assim no artigo 42: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Caso a empresa venha a descumprir esse artigo pode ser submetida a multa, cassação de licença e até mesmo suspensão de atividades.

Mas não podemos esquecer do artigo 71 que é o mais importante, que fala: “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer” pode resultar em “detenção de três meses a um ano e multa”.

De toda forma, igualmente em todos os casos, o juiz é quem vai definir se houve ou não a violação do artigo, afinal o que quer dizer expor o consumidor ao ridículo ou submetê-lo a um constrangimento? Essa parte deixa várias dúvidas por ser algo ambíguo, porém com os históricos de casos já acontecidos no Brasil fica mais fácil criar um entendimento consensual do que pode e o que não pode na hora de cobrar o cliente.

Agora que sabemos o que não podemos fazer na hora da cobrança, vamos ver o que podemos fazer e como podemos fazer.

Respeito

Pode parecer óbvio, mas é válido ressaltar que em todo momento do contato você deve ser cortês e respeitar o seu cliente, não o acusar e tentar mantê-lo calmo, até mesmo para que ele ouça o que você tem a dizer e não desligue na sua cara. Não se esqueça do artigo 71, constrangimento pode trazer alguns processos para a sua empresa.

Cadastro Completo

Mantenha um cadastro organizado para que você possa identificar facilmente os clientes devedores e os bons pagadores, você pode tomar ações para diferentes perfis. E claro não se esqueça dos dados de contatos, quanto mais formas de contatar o seu cliente melhor é para a cobrança, uma dúvida comum é se podemos ligar para a empresa do cliente para efetuar a cobrança, e a resposta é sim, podemos ligar se o mesmo nos informou esse telefone para contato no momento do cadastro.

Prepare-se

Antes de entrar em contato para efetuar a cobrança, levante todo o histórico do seu cliente, identifique exatamente os títulos que estão em abertos, qual foi a origem da compra, os valores exatos e datas de vencimento, de preferência tenha em mãos até os próximos títulos a vencer, para que no momento da ligação você tenha segurança e mais opções de renegociação, que é a nossa próxima dica.

Renegociação

O cobrador precisa conhecer algumas técnicas de negociação, isso vai ajudar muito no momento da cobrança, uma estratégia é tentar receber o máximo possível em um primeiro momento e parcelar o restante para que fique mais fácil a quitação do débito. Uma outra estratégia adotada pelos cobradores é perguntar “qual a sua proposta? ”, assim você vai entender a situação do seu cliente e vai facilitar a negociação. Deixe claro para ele que você está tentando ajudar e não simplesmente querendo receber a todo custo.

Lembretes

Enviar um aviso prévio alertando sobre o vencimento de um título pode evitar um erro comum cometido pelos clientes que é não pagar por conta de esquecimento, como é só um aviso o cliente não terá aquela resistência que acontece em um contato de cobrança.

Mantenha a Calma

Ser cortês e educado não quer dizer que você deve deixar o cliente fazer o que quiser no contato, é muito comum o cliente reagir de forma agressiva ao ser confrontado com uma simples cobrança, nesse momento mantenha a calma e ofereça soluções que favorecem os dois lados.

Facilite o Pagamento

E por fim ofereça para o seu cliente várias formas de pagamentos para facilitar o pagamento do débito, pode ser que o cliente não tenha dinheiro naquela hora, então enviar um boleto por e-mail é um exemplo de como ajudá-lo e você não ficar sem receber, outras formas são aceitar cheques e várias bandeiras de cartão de crédito ou débito.

Essas são algumas dicas para você diminuir a inadimplência da sua empresa, e é claro que com um sistema de gestão facilitaria muito o seu trabalho, principalmente o ExplendGE que já possui um módulo específico para cobrança além da régua de cobrança que faz o disparo automático de emails de aviso de vencimento ou de cobrança, vou deixar o link aqui embaixo para você conferir os nossos recursos.

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Confira aqui: Conheça alguns métodos para aplicação de metas

Olá, nesse post vamos falar sobre alguns métodos para aplicação de metas, porém primeiro vamos entender o que é meta e qual a diferença entre metas e objetivos.

Objetivo é o seu propósito, o que você está tentando alcançar, geralmente objetivos são abrangentes, no que se refere a vida pessoal, objetivo seria por exemplo casar, emagrecer ou arrumar um emprego.

Sendo assim, metas, fazendo uma analogia com uma escada, seriam os degraus que são necessários para chegar até o seu objetivo, porém as metas precisam ter um prazo e devem possuir termos quantitativos para que possam serem medidas e acompanhadas. Usando nosso exemplo, se seu objetivo é emagrecer, sua meta pode ser perder X quilos em Y semanas.

No âmbito profissional temos alguns métodos para gestão e aplicação das metas, vamos conhecer hoje a meta S.M.A.R.T., que aliás pode ser usado na vida pessoal também, mas nesse post será voltado para as empresas. Ela possui esse nome porque cada letra possui o seu significado.

S- Específica (Specific)

Significa que a meta deve ser específica, se o objetivo é aumentar o faturamento da empresa, a meta deve ser aumentar em 20% as vendas no período de 3 meses por exemplo.

M- Mensurável (Measurable)

Mensurável quer dizer que vamos precisar de um indicador tangível e com possibilidade de mensuração. No caso de aumentar as vendas o indicador seria o valor total das vendas no período de 3 meses.

A- Alcançável (Attainable)

Não se pode definir uma meta fácil demais, pois a equipe pode subestimar a meta, e também não pode criar uma meta difícil demais, porque pode desmotivar a equipe, então ela precisa ser alcançável, então sempre analise a sua meta e certifique se que ela está motivando a equipe a alcança-la.

R- Relevante (Relevant)

Não faria sentido criar uma meta que é irrelevante para a empresa, sendo assim os gestores precisam definir metas que vão trazer algum resultado positivo para a empresa.

T- Temporal (Time-bound)

Lembra que as metas precisam de um prazo? Pois é, esse é o T do SMART, todas as metas precisam de um prazo para serem concluídas, caso não tenham a equipe pode deixar de lado já que não existe uma data limite para conclusão da meta.

Espero que com essas dicas você consiga montar várias metas e alavanque os resultados da sua empresa, e se tiver com dificuldade de controlar as metas saiba que o sistema ExplendGE possui um módulo específico de metas para te ajudar nessa gestão.

E se você ainda não conhece o sistema de gestão da Explend vou deixar o link aqui embaixo para você conferir com o que mais podemos te ajudar.

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Confira aqui: Saiba como o telemarketing pode te ajudar a vender mais

Telemarketing é o termo atribuído para as práticas de promoção de venda ou serviços realizados por meio do telefone, hoje em dia ampliaram a sua utilização para serviços de atendimento ao cliente, SAC e suporte aos consumidores. Antigamente esses serviços eram feitos exclusivamente por empresas especializadas nos famosos call centers, hoje com o surgimento de vários sistemas de gestão as empresas internalizaram essas operações, assim fica mais fácil o controle e você consegue personalizar os atendimentos para o seu negócio.

O telemarketing ficou mal visto pelos consumidores por conta das ligações excessivas e as vezes fora de horário, porém com um bom controle você consegue sim gerar novos negócios para a sua empresa sem incomodar o seu cliente. Mesmo nessa onda de marketing digital, ainda existem muitos consumidores que preferem um contato pessoal para que se sinta mais seguro no momento da compra, e falar diretamente com outra pessoa pode decidir se o cliente irá finalizar a compra ou não.

Sendo assim como o telemarketing pode te ajudar no relacionamento e na geração de novos negócios?

Use o telemarketing para impulsionar promoções, aquela pessoa que já é seu cliente gosta de ser lembrada e avisada pessoalmente, e por já fazer parte da sua carteira há uma grande chance de realizar uma compra de uma promoção seja queima de estoque ou promoções especiais em determinadas épocas do ano, nesse caso o telemarketing pode ser melhor que um e-mail marketing por exemplo, porque o contato telefônico cria uma conexão entre a empresa e o consumidor.

Realize pesquisa através do telemarketing, mas não faça um contato frio cheio de perguntas como se fosse um formulário, aproveite esse contato para criar uma conexão com o seu cliente, questione se ocorreu tudo bem na entrega, o que ele está achando do produto, se tem alguma sugestão, demonstre que se importa com ele e assim você ainda terá um termômetro para saber como está sua empresa aos olhos do consumidor.

Aproveite para fazer um cross selling, aproveitando o contato pós-venda você ainda pode tentar vender para o seu cliente produtos que vão complementar o que ele já comprou, aumentando assim o seu ticket médio, isso é muito comum nos e-commerce onde os sites colocam outros produtos complementares com a mensagem “você também vai gostar de” ou “pessoas que compraram esse produto também levaram”.

Qualifique seus leads através do telemarketing, antes de dedicar esforços para tentar captar um cliente, um simples contato telefônico pode te mostrar se vale a pena investir naquela negociação ou se você ainda precisa trabalhar mais o seu cliente, fica muito mais fácil vender para alguém que já conhece sua empresa, então aproveite para solicitar a permissão para o envio de informações sobre sua empresa para que assim fique mais fácil para o vendedor fechar a venda posteriormente.

Amplie sua região de atuação, se você possui vendedores somente na sua cidade, mas existe a possibilidade de envio da sua mercadoria para outras regiões, o telemarketing é uma ótima ferramenta para vender para outros lugares sem a necessidade de deslocar um vendedor até o local, seja outras cidades, estados ou até mesmo bairros da sua cidade que você ainda não possui vendedores.

Espero que com essas dicas você veja o telemarketing com outros olhos e que agora ele possa te ajudar a aumentar suas vendas. No sistema da Explend temos um módulo específico de telemarketing para te ajudar na gestão dos contatos e agendamentos, registrando os históricos para análises futuras e muito mais.

E se você ainda não conhece o sistema de gestão da Explend vou deixar o link aqui embaixo para você conferir com o que mais podemos te ajudar.

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Confira aqui: Como diminuir o furo no estoque

Você é daqueles que fazem inventário semanalmente para que seu estoque esteja de acordo com o seu controle? Não é nenhuma novidade que conciliar o controle com o estoque real é o sonho de todo gestor, e por mais que você conte todo o seu estoque diariamente, só estará atualizando o seu controle, não evitando realmente o que está fazendo o seu estoque furar, para te ajudar vou te dar algumas dicas para que você possa diminuir esses furos no estoque.

Comece pela estrutura física do seu estoque, um estoque bem organizado facilita o controle e a gestão, e por mais raro que seja ainda acontece vários furtos internos de mercadoria, a contagem periódica do estoque não é uma prática ruim, porém precisa estar aliada com outras práticas para ser eficiente, uma contagem pode te mostrar caso tenha acontecido algum furto, e ter um responsável para essa atividade é o ideal, esse mesmo responsável certificará que as entradas das compras foram feitas da maneira correta, o que é um erro comum, de não conferir as mercadorias  recebidas com a nota de compra.

Mantenha uma quantidade enxuta de cada produto em estoque, não realize compra de mercadorias para deixa-las paradas por falta de giro fazendo o seu estoque ficar enorme. Antes de comprar análise o histórico de vendas daquele produto e tente manter um estoque mínimo, cada produto tem a sua particularidade então análise com cuidado, nesse > link < falamos um pouco sobre projeção de compras.

Utilize endereçamento nas prateleiras e etiquetas nos produtos, além do seu estoquista ganhar agilidade, você diminui a chance de entregar um produto errado para o seu cliente, o que é um dos maiores motivos de furos no estoque, vender um produto e entregar outro. Com o endereçamento e a identificação no produto através de uma etiqueta facilita para o estoquista encontrar o produto certo e rápido.

Confira os produtos antes de entregar para o cliente, aproveitando as etiquetas no produto você pode utilizar um leitor de código de barras para realizar uma conferência antes de entregar para o cliente. Alguns produtos podem ter uma aparência parecida com outro modelo, causando confusão na hora de separar, porém com a ajuda de um leitor de código de barras você evita que isso aconteça.

Registre todas as entradas e saídas que acontecerem no seu estoque, um erro muito comum é não lançar as devoluções tanto de compra quanto de venda, toda movimentação do seu estoque deve ser registrada, uma que não for feita já vai furar o seu estoque.

Um sistema de gestão é imprescindível para ter um controle de estoque assertivo, com um sistema de gestão você pode automatizar todos esses processos que te mostrei nesse post, te trazendo mais confiança e agilidade no seu processo. Além de trazer vários relatórios para te ajudar nas tomadas de decisões.

Bom, espero tê-lo ajudado com essas dicas e caso ainda não conheça o sistema de gestão da Explend vou deixar o link aqui embaixo para você conferir com o que mais podemos te ajudar.

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Confira aqui: Controle etapa por etapa da venda com o Workflow

Workflow é um fluxo com várias etapas necessárias para que se automatize um processo, essas etapas possui um conjunto de regras pré definidas, sendo assim fica mais fácil a passagem de uma pessoa para outra. Após a implantação do recurso de workflow no sistema da Explend, ficou muito mais fácil o controle do fluxo de vendas, controlando cada etapa em que se encontra o pedido. Esse recurso além de proporcionar agilidade por ser controlado com apenas 2 cliques, também garante segurança no processo pois você vai conseguir dar as tratativas devidas em cada etapa da venda.

Esse é um fluxo de exemplo pra você entender o que pode ser feito no workflow.

Para cada uma das etapas, você consegue restringir qual usuário vai ter acesso à aquela venda, e qual usuário vai conseguir dar uma ação para mudar a etapa do workflow. Com isso você garante integridade no seu processo, sendo cada usuário o responsável pela etapa que se encontra o pedido. Caso alguma etapa não seja concluída você pode impedir por exemplo daquele pedido ser faturado em nota, ou sair para a entrega com produto faltando.

Além do workflow o sistema da Explend possui vários recursos para te ajudar a aumentar as suas vendas, como:

  • Sugestão de produtos no ato da venda
  • Gerente de custos
  • Controle de metas de vendas
  • Promoções
  • Requisições e Transferências
  • Venda Futura
  • E muito mais.

Pode contar também com vários relatórios com indicadores de performance para te ajudar nas análises diárias, como

  • DRE
  • Giro e Lucratividade
  • Curva ABC
  • E outros

Ainda não conhece nosso sistema? Temos as melhores soluções para gestão empresarial.
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